Como perder o medo de dirigir? Saiba tudo aqui!

Ao mesmo tempo que cresce o número de pessoas com amaxofobia no país, estratégias específicas que podem ajudar contra o medo de dirigir também têm se mostrado eficazes. 


Segundo uma pesquisa realizada pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), cerca de 2 milhões de brasileiros sofrem de amaxofobia, que é o nome clínico dado ao medo de dirigir. Sendo mais de 80% dessas pessoas, o público feminino.

Nos últimos anos, esse assunto tem ganhado ainda mais relevância e sido percebido, principalmente, entre aqueles que já possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em mãos, porém não se sentem seguros para dirigir ou até para entrar em um carro.

Uma fobia que pode ser desencadeada pela falta de prática e o medo de errar em público, mas também após situações traumáticas, cobranças excessivas, acidentes, experiências ruins no trânsito ou durante o processo de emissão da CNH. 

O impacto da amaxofobia no dia a dia

Embora seja algo comum para muitos, dirigir também é um ato de coragem, superação e necessidade no dia a dia. Como para trabalhar, ir ao médico, buscar os filhos na escola, visitar os familiares, fazer o supermercado ou economizar tempo durante a rotina.

Por isso, os pesquisadores do estudo citado acima também concluíram que o medo de dirigir tem um impacto direto no cotidiano da população, podendo ainda apresentar outros diferentes sintomas físicos, comportamentais, cognitivos e emocionais independentemente da idade. Entre eles:

  • Suor excessivo;
  • Tremedeira;
  • Dor de cabeça;
  • Evitação do veículo;
  • Pensamento acelerado e negativo;
  • Ansiedade;
  • Sentimento de impotência.

Situações que diante da correria do dia a dia podem até passar despercebidos, mas se tornam frequentes sempre quando cogitado tirar a carteira de habilitação da gaveta, ou a volta para o veículo.

É possível perder o medo de dirigir?

Ciente da grande demanda de pessoas, especialmente de mulheres que, apesar da necessidade, desejo e até de possuir a CNH não se sentem capazes para voltar para a direção veicular, a Mulheres Habilitadas desenvolveu um método exclusivo e fundamentado em estudos científicos mais recentes sobre o assunto.

Nosso centro de treinamento é totalmente personalizado e exclusivo para o público feminino justamente para atender às suas necessidades e ajudar não só no desenvolvimento técnico da direção, mas também no empoderamento, confiança e independência.

Nas Mulheres Habilitadas, além dos professores para auxílio técnico, o treinamento conta também com a integração de uma psicóloga durante todo o processo que auxilia contra os traumas, medos, inseguranças, pensamentos negativos e outras questões emocionais.

Para saber mais e conquistar de novo a sua liberdade e confiança, basta clicar aqui para entrar no site e iniciar uma conversa com o time de atendimento da Mulheres Habilitadas.

Referências:

1. Cantini JA, Ribeiro L, Andrade SMHP de, Pereira VM, Nardi AE, Silva AC. Medo e evitação na direção de veículos: características de motoristas que nunca dirigiram após obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. J bras psiquiatr [Internet]. 2013Apr;62(2):124–30. Available from: https://doi.org/10.1590/S0047-20852013000200005

Compatilhar este post

Posts relacionados