Será que a mecânica deve ser um assunto só para homens? Saiba que não! Ser informada sobre a manutenção básica de um carro nos torna mais independentes
Mesmo envolvidas no mundo automotivo, as mulheres ainda sentem insegurança quando se trata de manutenção ou mecânica de um carro. Isso não é uma regra e nem uma afirmativa de forma generalizada, mas as mulheres que entendem e são seguras sobre o assunto, ainda são minoria em comparação aos homens.
Quando o carro apresenta algum problema ou precisa de alguma manutenção, a maioria das mulheres recorre a seus maridos, amigos, pais ou outros homens próximos. Tanto pela função de cuidar do carro ser sempre atribuída a eles como pela insegurança que sentem, pois, em diversas mecânicas, os profissionais se aproveitam da falta conhecimento das mulheres para conseguir enganá-las e assim, cobrar a mais por serviços que o carro não precisa.
Rápidos serviços e valores absurdos, isso é o que acontece quando um leigo leva o seu carro até uma oficina para realizar uma manutenção. De início, você pensa que é algo simples a se fazer, mas a surpresa vem com a má intenção e um valor exorbitante.
Apesar disso, esse não é o único motivo para que as mulheres busquem aprender o básico da manutenção de um carro. Além de evitar golpes de mecânicos mal intencionados, a independência de não ter que esperar e depender de alguém para que resolva aquele problema é o principal motivo para que elas entendam como realizar tal tarefa.
Pois, em casos onde se está sozinha, não saber o que está acontecendo com o seu carro ou o que precisa ser feito para que ele não te deixe na mão, pode atrasar o seu lado e dependendo da situação, pode ser perigoso. Portanto, entenda como e quando deve ser feita uma manutenção no seu carro.
Manutenção básica
- Troque o óleo
A lubrificação das peças é muito importante para o bom funcionamento do seu carro. Por isso, sempre deve ser verificado o nível do óleo.
Para fazer essa verificação, o carro deve estar em uma superfície plana, com o motor desligado e de preferência antes de iniciar as atividades ao ligar o motor. Lembrando que o ideal é que o óleo esteja acima do mínimo, porém abaixo do máximo.
- Cuidados com os pneus
Considerado um cuidado básico, é necessário conferir a calibragem do pneu semanalmente. Caso o pneu esteja muito murcho, é necessário ir até um posto de gasolina realizar a calibragem conforme as instruções de fábrica do seu veículo.
Outro cuidado extremamente importante é acompanhar o desgaste dos pneus. Para saber qual a hora certa de trocá-lo, é importante se atentar ao indicador de desgaste de rodagem: TWI.
Essas siglas (ou desenhos de triângulos) estão presentes nas pequenas elevações de borracha que ficam entre os sulcos das bandas de rodagem que existem nos pneus. Quando o desgaste atinge essas marcações, significa que está na hora de trocar o componente.
- Freios e baterias
A principal informação sobre os freios é sempre ficar de olho nas pastilhas. A depender do modelo do seu carro, as pastilhas podem estar localizadas em apenas 2 rodas ou nas 4 rodas e não existe um período certo para trocá-las, porém é de extrema importância ficar atenta ao desgaste.
Também é preciso ficar atenta a qualquer mudança ao pisar no freio, como dificuldades ao frear, muita sensibilidade ou algum barulho estranho ao utilizá-lo. Caso haja algum desses sinais, procure um mecânico de confiança.
Já a bateria, quando bem conservada, pode durar até 2 anos. Mas para cuidar da mesma, é importante fazer revisões periódicas, instalar apenas apenas produtos oficiais no seu carro, analisar se a sua bateria está de acordo com todas as suas necessidades (já que a bateria é responsável por alimentar toda a parte elétrica do carro, incluindo sistemas de som) e não dê partida com botões de acessórios ativados, pois isso pode causar uma sobrecarga da bateria.
- Água no radiador
Outra dica muito valiosa é ter o hábito de conferir a água do radiador, pois ela tem um papel importante para o resfriamento e bom funcionamento do seu veículo. Lembrando que a água deve estar acima do mínimo e baixo do máximo no compartimento.
Não é preciso ser uma expert no assunto para manter os cuidados do seu carro, mas é importante saber o básico para que não precise depender de ninguém para te socorrer em casos simples e que podem ser resolvidos por você mesma.
Além disso, estar preparada e antenada ao que está acontecendo com seu veículo, te previne de possíveis golpes de mecânicos mal intencionados que visam apenas arrancar dinheiro, achando que está conversando com uma leiga no assunto.
E não se preocupe, você ainda pode saber de tudo isso sem estar dirigindo. Mas se precisar de um empurrão para perder o medo e voltar a dirigir com toda a confiança restaurada, vem para a Mulheres Habilitadas!