Psicologia do trânsito: o que é e como pode ajudar?

Mais importante do que muitos imaginam, a psicologia no trânsito também pode contribuir diretamente para um tráfego mais seguro, consciente e saudável

Psicologia do trânsito é um campo de estudo recente, porém que tem crescido e sido aplicado dentro e fora do país para ajudar não só aqueles que ainda estão em processo para tirar a habilitação, como também para quem já possui a CNH há algum tempo.

Algo que tem sido usado tanto para ações de conscientização da população para um trânsito mais seguro, como uma forma de ajuda para as pessoas que têm chegado até mesmo a abrir mão da direção, em razão do medo, pressão, estresse ou outras situações.

Uma prática que, quando aplicada, tem inúmeros benefícios que impactam diretamente o cotidiano do motorista a curto, médio e longo prazo, mas devido a correria do dia a dia inicialmente pode até passar despercebida.

A psicologia no trânsito pode ajudar, por exemplo, desde a desconstrução de traumas, ideias e pensamentos negativos que surgem quando é preciso encarar um volante, até a diminuição de brigas, discussões e acidentes que acontecem por aí.

A relação entre a psicologia e direção veicular

Embora logo de início possa parecer estranho ou até ser difícil entender essa relação da psicologia com a direção veicular, é inegável que quando se trata de direção, consequentemente, também estamos falando sobre comportamento humano.

Um exemplo prático e simples, nesse caso, é que provavelmente você deva conhecer pessoas que talvez até tenham há anos tirado a habilitação, mas preferem recorrer sempre ao “plano B”, seja ele mais cansativo, do que assumir a direção do próprio veículo. Outro problema são as brigas no trânsito.

Independentemente do motivo, situações como essas, infelizmente, são mais comuns do que se pode imaginar. Logo, podemos acompanhar o crescimento de profissionais especializados nessa área e a criação de campanhas que também possam vir a ajudar.

Por isso, a psicologia no trânsito tem como foco o estudo da via (aspectos como a sinalização e as condições das estradas), o veículo (desempenho e manutenção) e ser humano (suas ações físicas e psicológicas perante as situações que é exposto).

Sendo o humano, o fator mais complexo dos três, de acordo com a percepção de diferentes profissionais da área, como a de Lúcia Maria Brandão, mencionada até mesmo no 9° Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano de 2021.

Como tratar o medo de dirigir com a ajuda da psicologia?

Semelhantemente a um atleta que para a sua competição precisa de um treinador e de outros profissionais capacitados para o ajudar a chegar no resultado esperado, acontece o mesmo com os motoristas.

Para simplificar, imagine a partir desse exemplo a psicologia como um dos “treinadores”. Isso porque, o acompanhamento com um profissional de confiança e altamente capacitado é fundamental, independente da idade ou tempo de habilitado.

Quando explorado, a inteligência emocional e psicológica funciona como um treinamento para aqueles que desejam dirigir com segurança, confiança, tranquilidade e preparado para as possíveis situações que possam vir a acontecer.

Algo que justamente diferencia a Mulheres Habilitadas de uma autoescola ou qualquer outro negócio no mercado atual.

A decisão que vai te ajudar a deixar o medo de dirigir para trás

Todo motorista está sujeito a distintas situações no dia a dia do trânsito. Porém, o momento de tomada de decisão pode se tornar traumático para muitas pessoas, por conta da pressão psicológica.

Algo que vai de encontro com tudo já explicado até aqui e reafirma que, para além do conhecimento e habilidade técnica, a parte emocional e da psicologia do trânsito também conta muito. O que se conecta diretamente com o propósito da Mulheres Habilitadas.

Com mais de 100 mil alunas que já passaram por aqui, a MH se tornou mais do que apenas um centro de treinamento exclusivo para mulheres que possuem CNH, mas um verdadeiro meio de transformação na vida de milhares de pessoas.

Um caminho pelo qual diversas mulheres têm decidido e enxergado como uma oportunidade para conquistarem de uma vez por todas sua independência, empoderamento, autoestima, liberdade, autonomia, segurança e confiança.

Isso graças a uma metodologia única e exclusiva desenvolvida por profissionais especializados que conseguiram unir o conhecimento técnico em direção veícular com o acompanhamento psicológico.

Trabalho que se preocupa em preparar as mulheres não só para a realização de um teste ou algo isolado, mas para as mais diversas situações de suas rotinas e, principalmente, para conseguirem determinar onde querem chegar, seja por meio de um veículo ou não.

Se possuir interesse e quiser saber mais, clique aqui e agende a sua avaliação com a gente! Nós queremos te ajudar!

Referências:

MENDONÇA, FAF. Análise Da Percepção Das Pessoas Frente Aos Sinais De Regulamento De Trânsito De Proibido E Sentido Obrigatório. Disponível em: <https://pluris2020.faac.unesp.br/Paper873.pdf>. Acesso em: 10 conjuntos. 2024.

Compatilhar este post

Posts relacionados